sexta-feira, 25 de maio de 2007

Verdade 1 de 10 - RSS está mudando a forma como publicamos e consumimos conteúdo

O RSS ainda não se popularizou no Brasil. Mas vai pegar. É uma questão de tempo. Ontem a nossa navegação era orientada pelos grandes portais (AOL, UOL, Terra, Yahoo!, Globo.com, IG...etc). Hoje ela já é orientada pelas ferramentas de busca (Google). Amanhã ela será orientada pelos feeds de RSS em páginas personalizadas (Acho que o Netvibes é site mais bacana para isso)

O que é RSS?




Para quem ainda não está familiriarizado, RSS (Really Simple Syndication) é um jeito de fazer as notícias chegarem até você. Basta inscrever os “feeds” dos sites que você freqüenta, para ser automaticamente notificado quando o conteúdo for atualizado. Existem 3 maneiras de fazer isso:

- Você pode cadastrar o feed no seu navegador de Internet. Internet Explorer 7, Firefox e Safári tem esse recurso.

- Pode recorrer a sites especializados, como o Bloglines ou Netvibes. A vantagem desses sites, é que você vai poder acessar seus feeds de qualquer computador. O Netvibes é o mais legal.

- Ou pode instalar um software agregador em seu computador como o Google Destktop, por exemplo.


O que muda?

Facilita a vida dos Internautas. Ao cadastrar esse Blog, por exemplo, você não vai precisar acessá-lo para ver se eu publiquei coisas novas. O RSS cadastrado faz as notícias chegarem até você no momento em que forem publicadas.

O RSS permite que você agregue notícias por tópicos. O tempo em sua cidade, seus fedds de esporte, seus feeds de economia, seus blogs preferidos...etc. Tudo isso organizado numa página. Sua página. Seu portal.

Temos aqui mais um exemplo do poder do consumidor da era digital. Se bem usado, o RSS permite a você virar o editor do conteúdo que você vai consumir na Web.



Ricardo Cianciaruso - 23/05/2007

Nenhum comentário: