A principal característica da Web 2.0 é a possibilidade de abrir horizontes, com a pluralidade depensamentos. “A sabedoria das multidões”, como define o autor James Surowiecki. O talento de um grupo de pessoas pode ser usado em vários ramos e, levando isso para o mundo da Web 2.0, o eadWriteWeb elaborou três tipos de sites que dão certo, investindo na tal sabedoria das multidões: sites de criação (exemplo clássico é o Wikipedia), sites de prognóstico (Yahoo! Buzz) e site de organização, como o Google.
Nesse leque de sites, o ReadWriteWeb selecionou alguns representantes de cada categoria, que se destacam pela criatividade e pelo bom uso da Web colaborativa. Confira alguns.
CriaçãoCambrian House – Nesse site as pessoas expõem suas idéias para criação de produtos e softawares e os usuários do site votam nas melhores idéias. Também é possível trocar idéias sobre o produto e sugerir mudanças e melhoramentos. Cerca de 4.400 idéias estão no site, dos quais três idéias foram lançadas pelo site. Entre elas o criativo jogo Gwabs, no qual um jogador “destrói” o desktop do Windows do outro.
CrowdSpirit – Ambicioso, a idéia deste site lembra aquele programa da TV Americana “American inventor”, que passa aqui pela Sony, que tem como eixo a invenção de um produto revolucionário, para ser fabricado em larga escala. No CrowdSpriti a ambiçãoé criar um eletrônico que custe menos de US$200 doláres. Os membros da comunidade decidem qual é o produto, do conceito até o design e os aspectos técnicos. A proposta é de que as idéias vencedoras, criadas coletivamente, sejam lançadas no mercado.Prognóstico
PickPal- Com cerca de 100 mil usuários, o site é baseado na previsão de eventos esportivos, amadores e profissionais. Há um ranking dos melhores apostadores e apostas de todo tipo, como: quantos pontos tal jogador de basquete vai fazer no jogo hoje?Marketocracy- Lançado em 2000 este site tem como objetivo encontrar os melhores investidoresna bolsa de volares, que trocam informações e estratégias. Qualquer um pode se cadastrar e gerenciar um fundo virtual de um milhão de dólares. Em 2001, o site criou um fundo real, baseado nos investimentos dos 100 usuários mais bem sucedidos.
Organização
Digg – Queridinho dos blogueiros, o Digg é um sucesso absoluto na Web 2.0 por organizar e dar destaque as informações mais úteis. O conceito do site é bastante simples: os usuários submetem os links para os sites, artigos, fotos ou vídeos e os membros votam no que eles acham que vale a pena ver.StumbleUpon – É um plugin dos browsers Firefox e Internet Explorer que permite que os usários votem e compartilhem links de websites. A votação é bem simples, os usuários têm apenas que indicar se o site vale a pena ou não. Tudo bem fácil e organizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário