sexta-feira, 23 de março de 2007

Web 2.0: estratégias diferentes, para sites diferentes

Você teve uma idéia genial, montou um site bonito, fez os testes e lançou a página na Web. O que você faz para divulgá-lo? O esquema quase sempre seguido na era da Web 2.0 é o de colocá-lo em sites de rankeamento e torcer para que um blog famoso elogie seu site. Isso gera audiência em outros blogs e, em conseqüência, mais visitantes. Mas, depois que a euforia e os elogios passam, os números de visitantes caem e o seu site não é mais pop.

O que fazer então? Que estratégia de marketing os novos blogs e sites devem usar? O Read/WriteWeb publicou um post em que coloca os sites em três estratégias: Espere, Ande e Corra.

Espere – Essa tática deve ser usada principalmente pelos sites verticais e de rede sociais. Antes de sair divulgando o seu site por aí, tenha uma boa base de usuários e demarque bem qual será o seu nicho de atuação. Do contrário, as pessoas vão entrar no seu site e perceber que não tem muita atividade lá. Vão ficar com uma má impressão e não vão mais voltar. Vá com calma e cresça aos poucos.

Ande – Na segunda categoria estão incluídos os sites que devem se promover nos blogs e nos sites de rankeamento desde o início. Estão nesta lista os sites de sistema de buscas, de mensagens instantâneas, armazenamento de arquivos , tradutores e demais sites utilitários. A razão desse tipo de site não precisar crescer para ser divulgado é que ele não depende prioritariamente de popularidade, e sim da qualidade do serviço oferecido.

Corra – A última categoria compreende um pequeno número de sites: são aqueles que dependem exclusivamente da Web 2.0. Dois bons exemplos são os sites Go2Web20 e BuzzShout, que são sites que divulgam outros sites. Sites com ferramentas para blogs também estão na lista dos que não devem perder tempo com a divulgação.

Gostou das estratégias? Escolha a que melhor se adapta ao seu site e faça o teste!
Carolina Santos - TNow

Nenhum comentário: