segunda-feira, 9 de abril de 2007

Alemães quebram encriptação de rede Wi-Fi em menos de 1 minuto

Os pesquisadores da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, conseguiram quebrar o recorde mundial de velocidade em quebrar a encriptação WEP (Wired Equivalent Privacy) em redes sem fios. Segundo o relatório produzido pelos cientistas Erik Tews, Andrei Pychkine e Ralf-Philipp Weinmann, os especialistas conseguiram realizar o feito em menos de um minuto. Até hoje, essa tarefa levava pelo menos 40 minutos para ser cumprida.

O site Heise Security explica que o grupo desenvolveu uma nova técnica que reduz em dez vezes o número de pacotes de dados que precisam ser capturados e analisados para que o código de 128 bits seja crackeado. Até então, eram preciso capturar de 500 mil a dois milhões desses pacotes para criação da chave para quebrar a encriptação WEP. O que esses pesquisadores conseguiram fazer foi aperfeiçoar o método de ataque contra o algoritmo RC4, de maneira que os bytes desses pacotes interceptados possam ser calculados independentemente. Com isso, apenas 40 mil pacotes de WEP são suficientes para atingir uma probabilidade de 50% na hora de calcular a chave de acesso. Mas se 85 mil pacotes forem capturados, esse percentual salta para 95%. De acordo com a pesquisa, esse mesmo método pode ser usado no sistema de encriptação WEPplus, desde que algumas alterações sejam realizadas no método de ataque.

Um estudo feito recentemente na Europa constatou que mais da metade das redes WLAN utilizavam o padrão WEP até o ano passado. A única maneira de aumentar o nível de segurança contra esses ataques é adotar protocolos de encriptação mais seguros e recentes, como o WPA (Wireless Application Protocol) ou o WPA2. Até o final de 2006, pelo menos 17% das redes Wi-Fi já utilizavam esses protocolos, no entanto, 22% dessas delas não contavam com chave de acesso encriptada para serem acessadas.

Fonte: Módulo News

Nenhum comentário: